Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Variedades de Cerveja

Bom dia!
Aproveitando um pouco da onda sobre "tipos" e "variedades" das quais tenho postado, uma ideia que me surgiu foi falar um pouco sobre os diversos tipos de cervejas e suas diferenças.
O estudo sobre elas é algo muito complexo, pois se trata de uma bebida muito antiga e com grandes variações em sua produção durante os anos. Além dos vários tipos de cervejarias que existem pelo globo, muitas possuem seus próprio estilo, sem contar a cervejas artesanais, que resultam em uma quantidade ainda maior de variações de cerveja.
Entretanto, a ideia é postar os tipos principais, mais clássicos.
Ao ir no mercado comprar cervejas diferentes das costumeiras, costumo a me perder entre a infinidade de categorias, Belgas, American Ale, Pale Ale, Bock, Stout, Porter, entre outras. Enfim, nunca sei o que escolher. Geralmente pego alguma aleatória e não acho tão saborosa. Além disso os preços são muito variáveis, ficando difícil escolher todas, mesmo que minha ideia seja provar o maior número possível.
Navegando pela internet, encontrei no site a Heineken e em um completo sobre cervejas (Brejas.com.br) um pouco de explicação. Boas definições para leigos como eu.

Começando:

Dentre as maneiras de classificar uma cerveja, podemos escolher pela Fermentação (alta, baixa ou espontânea), Cor (clara ou escura), Teor Alcoólico (sem álcool, baixo médio ou alto teor), pelo Extrato primitivo e pelo Teor do extrato.

Dentre os grandes grupos principais, podemos destacar as Ales (De Alta Fermentação) e as Lagers (De Baixa Fermentação).



Lagers - De baixo teor alcoólico, entre 4 a 6%, representam mais de 90% das cervejas consumidas no Brasil, sendo o principal tipo de produtos das marcas de bebidas famosas no país. Seu princiapl tipo de subcategoria é a cerveja Pilsener, a mais original. Também podemos destacar as American Lager, que são de sabor mais leve e refrescante, a Lite, como o nome sugere, light, ainda mais leve que a Amercian Lager, a Dry Beer ou Japonesa, cujo a utilização de arroz na fermentação torna o sabor mais suave e a Radler, cuja a adição de limonada alemã faz com que possua um sabor bem distinto.
Também há as Dark Lagers, cervejas escuras e refrescantes, com suas principais representantes Dunkel e Malzbier, sendo a primeira a pionera entre as cervejas escuras Lager, e a segunda mais adocicada e de menor teor álcoolico (3-5%)


Ales - Possuem o sabor mais característico e são mais encorpadas. Primeiramente, podemos citar as Pale Ales, que possuem em torno de 6% de teor alcoólico, criadas para competir com as Pilsen durante a Segunda Guerra, assim também possuem o sabor mais suave. Também a Red Ale, de cor avermelhada e sabor mais mais acentuado, também mais encorpada. Scotch Ale, oriundas da Escócia. Strong Ales, cervejas com teor elevado de álcool, podendo chegar até 12% (Quase tanto quanto um vinho). Belgian Ales, cervejas Belgas de diferentes qualidades. Indian Pale Ale, cujo sabor é intenso e coloração mais escura. Kölch (uma das minhas favoritas) cujo sabor é mais adocicado e coloração dourada, menos intensa porém muito saborosa. Weissbier, cerveja de trigo, sabor diferenciado e bastante refrescantes. Stouts, sabor forte, com notas de café, chocolate e malte torrado, também possuem elevado teor alcoólico. Porter, parecida com as Stouts, também é escura, entretanto com menos quantidade de álcool, sabor igualmente marcante.

Por fim, um organograma para exemplificar as vastas categorias de cerveja e suas subclassificações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário