Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dica de Leitura: Livros de Ficção

Bom, sou apaixonado por livros de ficção. Apesar de hoje em dia os livros de ficção não significarem apenas aqueles ataques de formigas gigantes, 'godzillas', ou star trek que todos estavam acostumados a ver, ainda resta um pouco dessa herança para os dias atuais.
Por mais que goste muito desse tipo de ficção científica, esse post será mais voltado para o estilo medieval mágico, e outros que estão conquistando espaço muito rapidamente e atingindo leitores de gostos variados.

Game Of Thrones - Bom, não vou me demorar muito na crítica desse livro porque não li (por falta de tempo) e assisti muito pouco do seriado, mas pelo sucesso que vem fazendo, recomendo que ao menos deem uma assistida no seriado, porque tenho certeza que não irão se decepcionar.

Percy Jackson - Outro livro que ainda não li, mas esse foi por escolha própria. Não gosto da ideia de misturar o Clássico com o Contemporâneo, apesar de ser muito bem feito segundo meus amigos que são fãs da série. Sem dúvida, é uma série de sucesso e provavelmente conseguirá mais espaço nas prateleiras das livrarias.

Harry Potter - Hoje em dia minha visão da série decaiu bastante, talvez pelo fato de ter sido a minha primeira e com isso tinha ela em mais alta conta. Mas especialmente pelo fato de que alguns recursos simplesmente são esquecidos a medida que a história avança. Em outras palavras, cada vez que o Potter precisa de algo, esse 'algo' aparece pra ele. Outra coisa que desgasta um pouco o leitor é que a rixa com o Voldemort é divida em temporadas, por exemplo, num livro acontece uma coisa, no outro algo completamente diferente, e o avanço em si é muito pouco (igual a caverna do dragão). Mas nos dois últimos livros da um 'tilt' na J.K e acaba valendo a pena a saga.
Outro ponto positivo da série, é o pioneirismo. Foi a partir daí que abriu espaço no mercado para novos livros de ficção, como outro citados aqui.

Ciclo Herança: Eragon, Eldest, Brisingr, Herança - Agora entramos na minha área, espero não exaltar demais, porque é minha saga favorita. Por que? A história tem um bom desenvolvimento, tudo se encaixa plenamente, fácil entendimento, o personagem principal não dá aqueles golpes de sorte (apenas no comecinho), tem uma boa mistura entre o sentimental e as batalhas. O unico ponto negativo que eu vejo, é que no final do terceiro livro aparece um item extra, que era desconhecido até então, que faz a diferença vital em todo o resto da história. Achei ruim por ser imprevisto, mas para quem gosta de imprevistos e ajudinhas anormais, não faz mal.

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Essa é uma série interessante, mas não pela história em si, porque quando você quer chegar na resposta de algo o protagonista não dá a mínima e vai embora. Mas pelos acontecimentos engraçados e a forma com que o autor analisa as situações e o como ver a vida. Das séries citadas aqui, é a mais antiga, dividida em 5 livros, 4 seguem uma sequência e o 5 continua a história de uma forma um pouco mais independente, com os mesmos personagens é claro.

Bom, encerro por aqui, existem dezenas de livros que deixei de fora, e não fui muito esclarecido em minhas explicações, mas espero ter deixado um gostinho de ler algum desses livros em vocês, ou pelo menos pesquisar mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário